Artigo desenvolvido em parceria com William Nepomuceno, Nestor Ojito e Edmundo Lima.
Um espaço repleto de pessoas desenvolvedoras demanda bastante desenvolvimento - e não apenas de tecnologia. Em um universo que pede cada vez mais “mão de obra” torna-se fundamental adicionar o restante do corpo, o cérebro em toda sua complexidade, e também os rostos pertencentes a todas as mãos.
Claro, isso se partirmos de um pressuposto lógico, de que indivíduos fazem a diferença entre uma execução simples e um projeto excelente, que pode revolucionar até os mercados mais tradicionais.
Sabendo disso, há mais de uma década a filosofia da ateliware gira em torno do desenvolvimento contínuo de pessoas. O programa de treinamento foi pensado para trazer as oportunidades práticas aos profissionais para tornar sua experiência com desenvolvimento mais completa.
A base do programa é a construção de um produto interno, mas simulando o dia a dia e qualidade de entrega que a ateliware trabalha com seus clientes. Aqui trazemos depoimentos dos participantes da primeira turma para ter uma ideia de como foi essa jornada.
O Programa de Treinamento utiliza as melhores aplicações de metodologias de aprendizagem aplicadas em projetos reais. Onboarding, Daily, Planning e Reviews são os primeiros conceitos explicados e exemplificados ao trainee. Eles regem a organização, seguimento e qualidade dos projetos na empresa.
O trabalho em equipe e o uso de ferramentas de desenvolvimento em grupo, documentação estruturada, discoveries e desenhos fazem com que o processo de aprendizado seja ainda mais interessante.
Todo o programa é acompanhado por desenvolvedores seniores e diretoria, o que o transforma em uma oportunidade incrível de absorver conhecimentos complementares: tanto habilidades interpessoais, quanto técnicas.
“Participar do programa me trouxe consciência sobre as melhores aplicações de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos.” conta Edmundo Abreu, participante do programa de treinamento.
Através do desenvolvimento de um problema real, os participantes são instigados a propor e buscar soluções, construindo um aprendizado crescente, constante e permanente.
Outro objetivo é acelerar a aplicabilidade de processos e teorias que muitas vezes são conhecidas apenas através de livros, estudos ou textos - mas que apenas a prática pode sedimentar.
“Minha experiência foi extremamente significativa, pois como venho de outra área de atuação profissional era necessário conhecer o processo de desenvolvimento de um produto digital, suas particularidades e desafios. Assim, o programa de treinamento da ateliware foi fundamental em meu desenvolvimento profissional, fornecendo subsídios para minhas atividades como desenvolvedor.”, comenta Edmundo.
“Em nenhum momento eu senti pressão de entregar, pois sempre foi deixado claro que era um processo de aprendizado. A opinião do desenvolvedor era sempre escutada, tínhamos liberdade para criação. Foi um programa rico em conhecimento e oportunidades. Rápido, porém no tempo perfeito para dar o start em novos desafios.” conta Nestor Ojito, que também participou do programa, sobre sua experiência.
Outro participante, William Nepumoceno, trouxe que “Neste programa de treinamento é onde aprendemos a forma ateliware, que não se resume somente a desenvolver software, mas de todo o ciclo de vida de um software. Também aprendemos a trabalhar em equipe.”
Em relação aos benefícios de se participar do programa de treinamento, entre os principais pontos os engenheiros de software comentaram o seguinte:
Edmundo: “Dentre os muitos pontos positivos é possível destacar o aprendizado das tecnologias mais atuais disponíveis no mercado, o incentivo à participação em busca de soluções, a imersão do trabalho em equipe e colaborativo e a valorização dos funcionários.”.
Nestor: “Treinamento na metodologia de trabalho da ateliware. Oportunidade de absorver novos conhecimentos e padrões de código em diversas linguagens diretamente de desenvolvedores com muita preparação.”
William: “O constante acompanhamento da liderança, com feedbacks. Também é interessante a oportunidade de vivenciar um projeto real, vivendo o dia a dia do desenvolvimento.”
A metodologia utilizada foi desenvolvida em conjunto pelo CTO Lauri Laux, pelo Head de Engenharia Germano Lodi e pela Head de Pessoas Giovana Bill, que pontua: “além de aprender novas habilidades técnicas, é importante ressaltar que para evoluir no mercado de trabalho de tecnologia, ganhar controle sobre gestão de tempo, gerenciamento de pessoas, trabalhar em time e aprimorar habilidades intrapessoais são soft skills que separam um júnior de um sênior, com certeza”.
O próximo programa de trainees já está sendo organizado e pretende trazer ainda mais novidades aos envolvidos. Se o seu objetivo profissional como engenheiro de software é investir em aprimoramento contínuo, fica a dica de ouro: vem trabalhar com a gente!
Confira as vagas em aberto no nosso time e boa sorte.