Tech lead: quem são e qual o seu papel para o sucesso de um projeto

Os Tech Leads são os responsáveis por liderar times de desenvolvedores de software e garantir que os produtos digitais correspondam às necessidades da empresa. Entenda exatamente o que é um Tech Lead, sua importância dentro de um projeto e quais habilidades esse profissional deve ter.
Gessica Shono | 25 de outubro de 2022

O segredo para qualquer projeto bem-sucedido reside em uma boa equipe de desenvolvimento de software, mas também em uma boa liderança, responsável por manter o time engajado e garantir a máxima eficiência no processo. Chamados de Tech Leads, esses profissionais são fundamentais para trazer novas soluções e trazer mais eficiência ao projeto.

Mas, quais as características fundamentais de um bom Tech Lead? Qual a importância desse profissional para as empresas? E, principalmente, quais as principais habilidades e conhecimentos técnicos são indispensáveis para que um projeto seja bem-sucedido?

Neste artigo, vamos explicar o que é um Tech Lead, seu papel para o sucesso de um projeto.

O que é um Tech Lead?

Tech Lead é um profissional que lidera um ou mais times de desenvolvedores, atuando especificamente no desenvolvimento de softwares. É uma profissão que vem ganhando destaque nos últimos tempos, por isso, ainda não há uma formação específica para definir esse profissional.

Mas não subestime a importância de um Tech Lead para o sucesso dos projetos! Além de habilidades técnicas no desenvolvimento de softwares, é preciso possuir também soft skills como boa comunicação, espírito de liderança e capacidade de engajar e motivar o time. Afinal, este profissional também pode atuar como uma ponte entre o cliente e a equipe de desenvolvimento.

O Tech Lead é mais do que um especialista em desenvolvimento de softwares: é o responsável por apresentar soluções e gerenciar o projeto de forma eficiente. Ou seja, o Tech Lead é a bússola que ajuda a equipe de desenvolvedores a encontrar os melhores caminhos para o sucesso.

Qual a importância do Tech Lead?

Embora essa seja uma profissão nova e ainda não exista uma formação específica nessa área, geralmente o Tech Lead é um desenvolvedor de software com bastante experiência. Isso porque os conhecimentos técnicos são fundamentais para gerenciar projetos e traçar soluções inovadoras.

O Tech Lead é o responsável por controlar as entregas do projeto, gerenciar a equipe de desenvolvedores e por vezes, fazer a ponte entre o time e o cliente. Empresas que contam com um líder técnico garantem que os projetos de software sigam as necessidades específicas do negócio e que o resultado seja um produto de alta qualidade.

Empresas que estão precisando aumentar a sua equipe de desenvolvedores, inevitavelmente, percebem a importância do Tech Lead para garantir o sucesso dos projetos internos. Negócios que optam por terceirizar o desenvolvimento de softwares também descobrem que a função é um ponto-chave para o sucesso de um projeto sob medida.

Habilidades fundamentais do Tech Lead

O Tech Lead é mais do que um especialista técnico: é preciso não só conhecer a fundo o processo de desenvolvimento de softwares, mas também contar com uma série de habilidades interdisciplinares para conduzir a equipe. Veja algumas das características fundamentais dos Tech Leads:

Conhecimentos técnicos

O Tech Lead precisa, obrigatoriamente, ter experiência em tecnologia e conhecimentos técnicos do desenvolvimento de softwares, de forma a orientar o time para alcançar os melhores resultados.

Boa comunicação

Manter a equipe engajada e motivada requer habilidades de comunicação, assim como para dar feedbacks sobre o processo. O Tech Lead é uma ponte entre a equipe de desenvolvimento e a gestão, atuando, muitas vezes, como porta-voz do time.

Flexível a mudanças

Todo e qualquer projeto bem-sucedido, inevitavelmente, passa por mudanças durante o processo de desenvolvimento. Assim, o Tech Lead deve ser uma pessoa flexível e adaptável, muitas vezes indicando quando as mudanças são necessárias.

Espírito de liderança

Responsáveis não só pela qualidade do produto desenvolvido, mas também pela equipe de desenvolvimento, o líder técnico deve manter um ambiente de trabalho agradável e comunicativo, motivando o time e garantindo o melhor resultado possível.

Responsabilidade com entregas

O projeto deve ser entregue não só com qualidade, mas dentro do prazo previsto. Cabe ao Tech Lead assegurar que todas as etapas do processo de desenvolvimento estejam caminhando.

Criatividade

Liderar uma equipe de desenvolvimento de software significa, também, saber solucionar problemas e contorná-los com criatividade. Por isso, é preciso que este profissional esteja atento às novidades no mercado de tecnologia para propor soluções inovadoras.

A ponte entre o time e o cliente

Terceirizar o desenvolvimento de softwares é uma prática comum e que traz uma série de benefícios para as empresas. Além de permitir que as equipes internas de TI estejam focadas em tarefas essenciais, contar com um squad externo garante que o produto seja desenvolvido por uma equipe inteiramente dedicada e especializada.

Na ateliware, por exemplo, equipes de design e desenvolvedores trabalham em conjunto para criar produtos digitais sob medida, focados em atender os clientes com agilidade e excelência. Esses resultados são ainda mais potencializados quando o projeto conta com um Tech Lead.

Afinal, mais do que um especialista técnico, o Tech Lead deve ser interdisciplinar e orientar a equipe para alcançar os melhores resultados, tendo como foco os objetivos do negócio. O líder técnico auxilia na priorização e bom andamento do projeto, garantindo que todo o processo de desenvolvimento de software seja o mais eficiente possível.

Uma das funções do Tech Lead, inclusive, é oferecer feedbacks para o time de desenvolvimento, destacando pontos fortes e fracos do projeto e apontando soluções.

Quando contratar um Tech Lead?

Seja para a liderança de uma equipe interna de desenvolvedores ou em um squad externo, o Tech Lead é peça fundamental para garantir um projeto bem-sucedido. Afinal, este profissional funciona como uma bússola, assegurando que o produto digital tenha a melhor qualidade possível e esteja de acordo com as necessidades da empresa.

Na hora de contratar um fornecedor de software, o papel do Tech Lead se torna ainda mais essencial. Além de garantir que o squad externo tenha todas as informações necessárias para desenvolver uma solução sob medida, também garante que todas as etapas do processo sejam mais eficientes, evitando custos desnecessários e garantindo que o resultado final seja o mais assertivo possível.

As empresas não precisam, necessariamente, contar com um Tech Lead na hora de contratar a ateliware. Mas caso a construção do seu produto tenha esta necessidade, temos Tech Leads qualificados e com experiência em diferentes tipos de projeto.

mkt_blog_banner_discovery_2.png

Gessica Shono
Marketing Coordinator | Publicitária, comunicóloga e marketeira de formação. Uma pessoa curiosa que busca aprender e se desenvolver a cada dia e que gosta de ouvir boas histórias.