Software sob medida: o caminho para criar experiências inesquecíveis.

O cenário de transformação digital fez a demanda por soluções customizadas disparar, de fato, elas são o melhor caminho para criar experiências inesquecíveis.
Miriam Kaufmann Marquezim | 9 de maio de 2023

Soluções prontas vs. produtos handmade

As soluções prontas, conhecidas como softwares de prateleira, são construídas de forma genérica e em larga escala, atendendo durante muito tempo as necessidades de empresas que buscavam se digitalizar. O grande desafio desse tipo de solução é acompanhar às exigências dos consumidores atuais, que esperam por experiências personalizadas e únicas.

Já os produtos handmade não param de ganhar força pela sua capacidade de oferecer exatamente o que os consumidores esperam. Cada detalhe é construído para resolver dores e realizar desejos específicos, entregando experiências inesquecíveis que conquistam a confiança e admiração dos consumidores.

O poder da personalização

Sentir-se exclusivo e expressar sua identidade são características inerentes aos seres humanos, pessoas amam saber que suas necessidades individuais estão sendo atendidas de forma única e personalizada. Esse desejo está mais latente do que nunca nos consumidores atuais, que identificam rapidamente quando um produto está abaixo das suas expectativas. Além disso, ao personalizar um produto cria-se uma identidade de valor e a disposição dos consumidores de pagarem mais por esse produto também aumenta.

Desafios no desenvolvimento de tecnologias sob medida

Falamos sobre as diferenças entre as soluções prontas e os softwares handmade, além de como a personalização é o melhor caminho para atender as expectativas de um mercado sedento por produtos customizados. Agora, vamos falar dos principais desafios que você irá enfrentar ao iniciar o desenvolvimento de uma tecnologia sob medida:

Gestão de projetos: Todo projeto precisa de prazos e de um orçamento definido, essa gestão deve ser feita minuciosamente para garantir que os prazos sejam cumpridos e o orçamento respeitado.

Compreensão dos requisitos do cliente: É importante entender o que o cliente realmente precisa e quais são seus objetivos para o software, caso contrário o produto final pode não corresponder às expectativas do cliente.

Escolha da tecnologia correta: Além de afetar a qualidade e a escalabilidade do projeto, a tecnologia escolhida terá efeito direto na manutenção do software, pense nisso.

Testes e garantia de qualidade: O software deve ser testado exaustivamente antes de ser entregue, esse é o momento de garantir que o software atenda os requisitos do cliente.

Manutenção e suporte: Correção de bugs, atualizações e suporte ao cliente fazem parte desta etapa, aqui o desafio é garantir que a equipe de desenvolvimento esteja disponível após a entrega do produto.

Comunicação e colaboração: É essencial que todos os envolvidos estabeleçam uma comunicação clara e estejam sempre na mesma página, quando times multidisciplinares contribuem com diferentes visões, as chances de sucesso de um projeto são maiores.

Por fim, não existe fórmula mágica para o desenvolvimento de tecnologias sob medida. O único segredo, é a consistência em cada etapa do projeto e a capacidade de se adaptar a eventos inesperados. Como você percebeu, os desafios são diversos e a velocidade com que as coisas são criadas e atualizadas não para de crescer, por isso, seja flexível.

Vamos criar juntos?

Se você quer transformar uma ideia em um produto ou até mesmo otimizar um produto existente, na ateliware temos um time a disposição para te ajudar a criar uma solução sob medida.

Miriam Kaufmann Marquezim
Copywriter e Content Writer | Apaixonada por Neuromarketing, livros e documentários.