Software sob medida para o seu negócio: descubra porque você deve ser o protagonista no processo de criação

Entenda a importância de participar ativamente do processo de construção do seu software, você é a peça fundamental na jornada rumo à realização da sua visão.
Leandro Dalle Laste | 30 de maio de 2023

Software de prateleira vs. Software sob medida

O software de prateleira pode ser adquirido e usado imediatamente, ele é desenvolvido para atender as necessidades de uma ampla gama de clientes. Em termos de custo e tempo de implementação, ele é mais acessível, e pode ser ideal para pequenas empresas. A ideia principal é adequar sua necessidade ao produto oferecido e, para isso, provavelmente você terá que investir na compra de licenças ou pagar um valor mensal, que pode encarecer com a necessidade de customizações. Esta pode ser uma boa alternativa para processos do dia a dia, como a gestão de equipes e projetos.

Já o software sob medida é criado para atender necessidades exclusivas de uma empresa e geralmente exige mais tempo e recursos para serem desenvolvidos e implementados. O grande diferencial do software sob medida é que ele pode oferecer soluções mais personalizadas, pois é projetado para solucionar problemas ou viabilizar projetos específicos de uma organização.

Além de poder ser facilmente integrado com outros sistemas, facilitando a gestão do seu negócio, o software sob medida pode gerar vantagens competitivas, ao oferecer recursos personalizados que os seus concorrentes não tem. A escalabilidade é outro ponto positivo, uma vez que à medida que sua empresa cresce, o software sob medida pode ser atualizado e modificado para atender às novas demandas, sem a necessidade de substituí-lo completamente, ou seja, é o produto que se molda ao negócio e não ao contrário.

Para decidir entre um software de prateleira e um software sob medida, considere o escopo e a complexidade do seu projeto. Softwares de prateleira são ótimos para a maioria das necessidades, mas quando sua empresa precisar elevar o nível de alguns controles ou automatizar processos, essas soluções prontas dificilmente irão atender o seu negócio. É aí que entra a customização ou o desenvolvimento de software sob medida. Desenhado, concebido e desenvolvido de forma personalizada, o produto atenderá de forma eficaz as particularidades do seu projeto, facilitando o crescimento do negócio.

Etapas do desenvolvimento de softwares sob medida

Como qualquer produto personalizado, o desenvolvimento de softwares sob medida segue etapas cruciais para que o produto seja construído de acordo com as necessidades do cliente ou da organização. Com mais de dez anos criando e solucionando problemas, percebemos que era necessária a criação de um fluxo de criação próprio, capaz de otimizar recursos e melhorar resultados. Cada uma das etapas listadas abaixo exige a participação ativa do cliente:

Discovery: É o momento em que a equipe de design trabalha em estreita colaboração com o cliente para entender suas necessidades e objetivos de negócios, bem como as necessidades e desejos dos usuários. Ao final da fase de Discovery, a equipe de design terá o entendimento do problema a ser resolvido, as necessidades dos usuários e do mercado e os principais requisitos e funcionalidades do produto.

Product concept: Seja para destacar seu produto no mercado, converter e reter usuários, ou redesenhar sua aplicação, na fase de Product concept utilizamos diversas técnicas de design para que o seu produto seja acessível ao público-alvo e responda com eficiência a cada interação feita pelo usuário.

Build: Com uma abordagem baseada em resultados e não apenas em entregas, nosso processo de implementação conciso, aliado a eficiência técnica e a qualidade do design, aumenta consideravelmente a probabilidade de sucesso do produto no seu lançamento.

Os testes são constantes, pois cada funcionalidade finalizada é imediatamente liberada ao cliente para homologação, permitindo, eventualmente, uma rápida identificação da necessidade de ajustes, tanto da funcionalidade quanto do produto como um todo.

Launch: Por fim, o produto é disponibilizado em ambiente de produção, para ser utilizado nas situações reais. Essa etapa pode envolver a instalação do software nos servidores do cliente ou a disponibilização do software na nuvem, com configuração de segurança e acessos necessários.

O objetivo é sempre entregar o software dentro do prazo, dentro do orçamento e atendendo aos requisitos do usuário final. Vale ressaltar que as correções e atualizações do produto não terminam na etapa de lançamento, o produto deve ser constantemente aprimorado. Por esses motivos, ter o cliente como parceiro no processo de desenvolvimento do software, não é apenas uma boa ideia, é indispensável para o sucesso do projeto.

Como encontrar uma equipe de desenvolvimento para cocriar com você

Para ser um protagonista durante o processo de desenvolvimento do seu software, você vai precisar de uma equipe que entenda a importância de envolver o cliente em cada fase do desenvolvimento. Fique atento para não cair em ciladas, nem toda fábrica de software preza pela inclusão do cliente no projeto.

Por isso, listei alguns pontos de atenção que você deve considerar antes de contratar uma equipe, acrescentei algumas práticas da ateliware para te guiar:

Transparência

Antes de mais nada, o cliente deve saber exatamente o que está sendo desenvolvido e quando. Essa transparência evita surpresas desagradáveis, e garante que o software atenda todos os requisitos definidos lá no início do projeto. Uma equipe que esconde informações e não comunica claramente sobre o progresso do projeto, gera desconfiança e frustração por parte do cliente.

A Basecamp, uma empresa que fornece ferramentas de gerenciamento de projetos, possui um processo de desenvolvimento transparente, permitindo que os usuários vejam o progresso do projeto e contribuam com feedback e sugestões. Eles também publicam regularmente atualizações de status, mantendo os clientes informados sobre o andamento do projeto.

Proximidade com o cliente

Para que suas expectativas sejam atendidas, um relacionamento próximo deve ser estabelecido já no início do projeto. Sem essa proximidade, alinhar o software às necessidades do seu negócio se torna impossível. Uma sugestão de rotina são as reuniões semanais e a troca entre a equipe desenvolvedora e o time interno da sua empresa, caso possua.

A Google, uma das empresas de tecnologia mais conhecidas no mundo, é um ótimo exemplo de proximidade com o cliente. A empresa mantém equipes de desenvolvimento trabalhando em estreita colaboração com clientes de diferentes partes do mundo, a fim de adaptar e melhorar seu produto.

Nível de autonomia

É fato que, depois da conclusão do projeto, o software desenvolvido se tornará essencial para o funcionamento do seu negócio. Imagine o tamanho do problema, caso você não tenha autonomia suficiente para fazer ajustes e gerenciar o software de acordo com as suas necessidades.

Exatamente por isso, é preciso valorizar a experiência dos clientes durante a jornada de construção do software. Depois de participar ativamente de cada etapa dessa jornada, você estará munido de conhecimento para dar continuidade ao projeto sozinho, caso assim desejar.

Um excelente exemplo sobre a importância de se ter autonomia em um projeto de desenvolvimento de software é o Pipefy, que foi desenvolvido em parceria com a ateliware. Prezamos pela autonomia do nosso cliente desde o início do projeto, o que possibilitou a aceleração do Pipefy no Vale do Silício pela 500 startups, desde então a plataforma cresceu rapidamente e hoje é usada em mais de 150 países.

Expertise

Por último, mas não menos importante, uma equipe com o conhecimento e expertise necessários para o desenvolvimento de um software, reduz o risco do projeto garantindo um produto final de alta qualidade.

A Amazon Web Services (AWS) é uma plataforma de computação em nuvem líder no mercado, graças a expertise dos profissionais que trabalham diariamente para manter a plataforma inovadora e competitiva. O time de desenvolvimento da AWS é especialista em tecnologias de nuvem, programação, segurança e infraestrutura de TI.

A equipe que você escolher vai determinar em grande parte o sucesso ou o fracasso do seu projeto. Escolha pessoas altamente qualificadas, e prontas para lidar com os desafios de um projeto de desenvolvimento de software.

Se você quer transformar uma ideia em um produto ou até mesmo otimizar um produto existente, na ateliware temos um time a disposição para te ajudar a criar uma solução sob medida.

Leandro Dalle Laste
Mais de 20 anos de experiência trabalhando em TI. CEO e co-founder na ateliware software.