Glossário: termos mais utilizados por empresas de tecnologia

Tem dúvidas sobre alguns dos termos, palavras, expressões e conceitos mais utilizados no mercado de tecnologia? Preparamos um glossário completo para tirar todas as suas dúvidas! Consulte nosso material sempre que precisar.
Cláudia Bär | 8 de abril de 2021

Se você começou agora a ter contato com o universo da tecnologia e produtos digitais, pode encontrar dificuldade em entender algumas palavras, expressões e conceitos utilizados no setor. Mas calma, este glossário vai te ajudar!

Compreender termos mais específicos é importante para quem precisa interagir com equipes de desenvolvimento, para quem não domina o vocabulário técnico e para quem ainda está se familiarizando com a área.

Foi pensando nisso que criamos este Glossário com os termos de tecnologia mais utilizados.

Tire todas as suas dúvidas e, se pudermos lhe ajudar em mais alguma questão, não deixe de entrar em contato conosco. 😉

A

Acessibilidade

Acessibilidade é um conceito previsto na legislação brasileira como uma condição para todas as pessoas, inclusive com deficiência (PcD) possam utilizar espaços, dispositivos e serviços com segurança e autonomia. Produtos digitais também se enquadram aqui e devem ser criados considerando deficiências visuais, auditivas, motoras e cognitivas.

Ágil

Aquilo que oferece maior autonomia e eficiência. No mundo da tecnologia, tem relação com as Metodologias Ágeis, com o Desenvolvimento Ágil, o Design Ágil e o Business Agility.

Ajax

Ajax, ou Asynchronous JavaScript and XML, se refere ao conjunto de técnicas de desenvolvimento web para trabalhar com esses dois tipos de aplicações de modo assíncrono. É usado para tornar as página web mais dinâmicas e iterativas.

Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE)

Ambiente de Desenvolvimento Integrado ou IDE é um software que auxilia no desenvolvimento de aplicações, combinando diversas ferramentas em uma única interface gráfica de usuário.

Ambiente de Homologação

Dizer que um ambiente é um ambiente de homologação significa que ele está em fase de testes e validações. Na prática é uma cópia do ambiente de produção com o objetivo de testar o software, cujo acesso está disponível apenas para os desenvolvedores e o cliente.

Ambiente de Produção

Dizer que um ambiente é um ambiente de produção significa que ele está operando, processando, gerando e armazenando dados. Ao contrário do ambiente de homologação, o ambiente de produção é acessado pelos usuários finais a partir de uma URL pública ou download em uma loja de apps.

Analytics

É o termo utilizado para se referir ao uso de dados e estatísticas para análises e tomada de decisões.

Angular

O Angular é um framework JavaScript Open Source, criado pelo Google e usado para desenvolvimento web e mobile.

API

API vem da sigla em inglês “Application Programming Interface” e se refere ao conjunto de rotinas de programação, comandos, funções, protocolos e objetos que funcionam como conectores de sistemas, softwares e aplicativos.

Aprendizado de Máquina / Machine Learning

Aprendizado de Máquina ou Machine Learning é um ramo da Inteligência Artificial que utiliza modelos analíticos  (algoritmos) que aprendem a identificar padrões, tomar decisões e realizar tarefas a partir da coleta, análise e correlação de dados. Antes da Máquina “aprender sozinha”, existe um trabalho de análise e pré-processamento de dados que é feita pela equipe de desenvolvimento para garantir que a tecnologia responda da forma esperada.

Arquitetura de Software

É a definição dos componentes de software, suas propriedades externas, e como ele irá se relacionar com outros programas. Esse termo também é utilizado para se referir à documentação da arquitetura de software do sistema, registrando as decisões iniciais a respeito do projeto, o que além de facilitar a comunicação entre stakeholders, permite o reuso de componentes e padrões entre projetos.

Atomic Design

Atomic Design  é uma metodologia criada para auxiliar na construção e na evolução das interfaces digitais a partir de sistemas modulares. É dividido em 5 fases: Átomos, Moléculas, Organismos, Templates e Página.

Automatização de processos

A automatização de processos se refere ao ato de automatizar atividades repetitivas e corriqueiras, ou seja, torná-las automáticas a partir do uso de tecnologias.

B

Back-end

O desenvolvimento back-end está relacionado à programação e processamento de dados do que está por trás da interface das aplicações, sistemas ou produtos digitais.

Big Data

Se refere ao grande volume de dados, estruturados ou não, que podem ser utilizados por instituições para a geração de produtos, estratégias e pesquisas.  Área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais

Boilerplate

Boilerplate é o termo utilizado para se referir a um trecho de código que pode ser incluído repetidas vezes com pouca ou nenhuma alteração. Geralmente, este código boilerplate não tem função nenhuma relacionada ao negócio ou ao problema que se deseja resolver.

Business Agility

Business Agility é a capacidade de um negócio se adaptar às demandas do mercado. Quanto mais veloz e eficiente, mais ágil ele é.

Business Analytics

Business Analytics é o processo de coleta e mensuração de informações e dados, para utilizar essas análises para a tomada de decisões das empresas.

Business Intelligence

Business Intelligence é o processo de definição de como dados serão coletados e monitorados para, posteriormente, serem utilizados no planejamento estratégico.

C

CEO

Sigla em inglês que significa “Chief Executive Officer”. É um dos principais cargos de liderança dentro das empresas, responsável por tomar decisões, gerenciar recursos, operações e atuar como ponto central de comunicação entre o administrativo e o operacional.

CFO

CFO é o acrônimo para “Chief Financial Officer”, cargo de diretoria responsável por todas as atividades financeiras de uma empresa.

COO

Sigla para  “Chief Operating Officer”, ou  “Diretor de Operações”. Esse profissional é responsável pelas rotinas operacionais de uma empresa.

CTO

CTO é o acrônimo para "Chief Technical Officer’', ou Diretoria de Tecnologia. Quem ocupa este cargo de liderança é responsável pela visão estratégica, planejamento e execução de todas as demandas tecnológicas da empresa.

Clean Architecture /Arquitetura Limpa

Arquitetura Limpa ou Clean Architecture é um padrão de arquitetura de software arquitetural criado por Robert Martin, que favorece a implementação de sistemas com reusabilidade de código, coesão, independência de tecnologia e testabilidade.

Cocriação

Cocriar é o ato de desenvolver uma solução em conjunto com colegas de outras equipes, clientes ou mesmo outras empresas.

Computação em Nuvem / Cloud Computing

A Computação em Nuvem é a tecnologia que permite armazenar e acessar dados “na nuvem”, isto é, sem a necessidade de servidores locais. Essa opção economiza recursos e facilita o acesso a dados, que podem ser conferidos a qualquer hora e em qualquer lugar, sem comprometer a segurança das informações.

CSS

O código CSS (Cascading Style Sheets) é um mecanismo criado para alterar o estilo e aparência de uma página ou documento online. O código CSS pode ser aplicado diretamente em tags ou dentro das tags

Cláudia Bär
Redatora | Designer, estrategista de marcas e produtora de conteúdo há 10+ anos. Estuda inovação, tendências de mercado, comportamento humano e é artista nas horas vagas.