Software customizado vs. software de prateleira: entenda as diferenças

Qual a melhor opção para o seu negócio: um software de prateleira ou um software feito sob medida? Veja as diferenças entre estes dois modelos e como escolher a melhor alternativa.
Gessica Shono | 24 de maio de 2023

Existem duas opções quando o assunto é começar a usar um software: escolher aqueles que estão prontos, disponíveis no mercado, ou optar por um customizado, feito sob medida para as necessidades da empresa.

Essas duas alternativas, também chamadas de softwares de prateleira e software customizado, respectivamente, são fundamentais para otimizar processos, e automatizar atividades manuais.

Neste artigo, vamos entender melhor quais as diferenças entre um software customizado e um software de prateleira.

O que é um software de prateleira?

Softwares de prateleira são aqueles desenvolvidos em larga escala e que estão disponíveis no mercado para qualquer empresa interessada em adquirir. Dessa forma, esse tipo de software não possui nenhum recurso ou funcionalidade personalizada ou específica: foram feitos para atender as necessidades genéricas da maioria das empresas.

É uma solução que tem como objetivo atender diversos consumidores, portanto geralmente atende às necessidades mais comuns. Um bom exemplo é o Microsoft Office, conjunto de programas que ajudam em diferentes problemas do dia a dia de trabalho.

Hoje existem diversas opções de software de prateleira no mercado, inclusive no modelo de Software as a Service (SaaS), quando o cliente utiliza o programa via internet. Alguns exemplos são o pacote de serviços do Google, como Drive, Sheets e Docs.

Vantagens e desvantagens do software de prateleira

Pela sua qualidade mais generalista, o software de prateleira geralmente atende empresas que não têm necessidades complexas ou que buscam algo simples para problemas gerais. Antes de contratar um software pronto, veja algumas das suas vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Baixo custo;
  • Rápida implantação e pronta entrega;
  • Possibilidade de instalação de plug-ins;
  • Atualizações constantes

Desvantagens:

  • Não resolve dores específicas do seu negócio
  • Depende da empresa fornecedora prover atualizações e correções;
  • Não tem muitas possibilidades de customização;
  • São padronizados e não permitem adaptações.

O que é um software customizado?

O software customizado, por outro lado, é desenvolvido sob demanda para sanar as dores ou necessidades de uma empresa específica. Assim, ele é desenvolvido e desenhado por um fornecedor externo, geralmente ateliês especializados em software, como a ateliware.

Todas as funcionalidades e recursos de um software customizado são baseados em um mapeamento das necessidades, especificidades e características do contratante. Dessa forma, o cliente tem a garantia de estar adquirindo algo feito sob medida para o seu negócio.

Como não é uma solução pronta e sim algo que precisa ser desenvolvido sob demanda, geralmente o ateliê de software trabalha juntamente com o cliente durante todo o processo de criação e desenvolvimento, garantindo que o projeto final seja de alta qualidade.

Na ateliware, por exemplo, todas as etapas são desenvolvidas conjuntamente: discovery de produto, concept, design, levantamento de backlog, gerenciamento ágil, equipe especializada e reports semanais.

Assim, o cliente tem em mãos um produto único e que de fato atende suas demandas.

Vantagens e desvantagens do software customizado

Feito sob medida, o software customizado é uma opção viável para empresas que precisam de uma solução específica, pensada exclusivamente para as suas particularidades e necessidades. Mas, como toda solução, o software personalizado também tem algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Eliminação de recursos desnecessários;
  • Mais segurança nas informações;
  • Maior possibilidade de customização;
  • Possibilidade de adaptações e melhorias;
  • Maior controle sobre suas funcionalidades.

Desvantagens:

  • Demanda mais tempo para o desenvolvimento;
  • Tem o custo mais elevado

Como decidir qual é a melhor opção para o seu negócio?

A escolha entre um software de prateleira e um software customizado vai depender das necessidades da empresa. Portanto, algumas das primeiras perguntas que se deve fazer é: quais problemas o software precisa resolver? O que é imprescindível na solução?

Necessidades simples, de baixo grau de complexidade, podem muito bem ser sanadas com softwares de prateleira. Como têm um custo baixo, também são uma opção para empresas que têm orçamentos enxutos, mas, como não permite personalizações e adaptações, não é uma solução indicada para negócios que precisam inovar para se manter no mercado.

Portanto, quando o seu negócio precisa de algo mais adaptável, escalável e seguro, que solucione problemas específicos, é hora de buscar um ateliê de software. Isso porque os softwares customizados não só resolvem problemas, mas também são um diferencial competitivo no mercado e um elemento central quando falamos de transformação digital e inovação.

Além disso, apesar de ter um custo inicial elevado e demandar mais tempo para o seu desenvolvimento, é uma solução que pode evitar prejuízos, tornando os processos mais precisos, sem falhas ou custos adicionais.

Na hora de contratar um ateliê de software, conte com a ateliware, especialista em criar e desenvolver soluções digitais sob medida.

Gessica Shono
Marketing Coordinator | Publicitária, comunicóloga e marketeira de formação. Uma pessoa curiosa que busca aprender e se desenvolver a cada dia e que gosta de ouvir boas histórias.