O que é transformação digital e como aplicá-la à sua empresa?

Quer entender o que é transformação digital e como ela impacta as decisões tomadas pelas empresas e pelo mercado? Confira o conteúdo completo.
Alan Braga | 2 de junho de 2020

Artigo atualizado em 23/05/2022.

A transformação digital nos cerca. Ela está aí para facilitar nossa vida pessoal, para melhorar a interação entre as pessoas e para viabilizar a globalização. Também tem um impacto direto nos processos e resultados alcançados pelas empresas. Não existe segmento de mercado que consiga fugir. A atualização de sistemas, a automatização de processos e a inovação e transformação digital não são mais diferenciais, são necessidades.

Mas entre ter consciência disso e conseguir transformar digitalmente um empresa existe um caminho longo a percorrer. Não basta querer os frutos que a tecnologia pode trazer para produtividade, desempenho e gestão. É sobre reestruturar e ressignificar profundamente as estruturas da empresa.

Quer entender o que é transformação digital e, mais do que isso, como implementá-la de verdade? Continue lendo o post que preparamos!

O que é transformação digital?

A transformação digital engloba a reestruturação de processos, incorporando a cultura de tecnologia e trazendo inovação digital. Isso vale tanto para aspectos internos, como equipes, metodologias e estruturas, quanto fatores externos, como o posicionamento no mercado e as entregas para os clientes. Os principais objetivos da transformação digital são a adequação ao momento global e o ganho de produtividade.

Falar em transformação digital também significa falar em aspectos profundos da empresa, como mudança de mentalidade e de cultura organizacional. A transformação digital está atrelada a mudanças que terão impacto em três núcleos de qualquer empresa: modelo de negócio, modelo de operação e experiência do cliente.

A tecnologia não pode estar incorporada apenas na ponta final do processo, na entrega. Ela precisa ser um elemento central da empresa.

Qual ė o impacto da transformação digital nas empresas?

O processo de transformação digital não começou agora.

O crescente acesso à internet, o avanço dos dispositivos móveis e aplicativos, a automatização de processos, o armazenamento de informações, a análise de dados, a nuvem, o big data… Todos esses fatores estão estritamente ligados com a necessidade das empresas de inovar.

Você mesmo está lendo este artigo agora em um computador ou smartphone conectado à internet e provavelmente chegou até aqui através de uma pesquisa em plataformas de busca, como o Google, ou clicando em um link em outro site ou rede social.

Estamos falando hoje de um cenário em que observamos o crescimento e a popularidade de produtos digitais ou plataformas facilitadoras que há poucos anos não eram nem pensáveis. É necessário acessar dados de qualquer lugar, além de entender esses dados de forma inteligente.

O cliente também mudou. Agora ele não é observador, é elemento ativo. Tem mais acesso à informação, encontra o que procura com mais facilidade, tem muitas opções para compra e contratação, fica insatisfeito com sistemas e soluções que não atendem ao que ele precisa. Hoje, o foco é a experiência do cliente. É ele quem dita as regras.

Toda essa nova dinâmica precisa diariamente ser entendida e incorporada pelas marcas e empresas. E não dá mais para esperar! A transformação digital acontece agora, a todo instante. Não é mais uma vantagem competitiva, não é mais um destaque. É uma necessidade para quem quer estar no mercado.

  • Leia também: Automação e automatização de processos: por onde começar?
  • Como aplicar a transformação digital na minha empresa?

    Termos como “transformação digital” e “inovação digital” estão em todos os lugares - principalmente na preocupação e nos objetivos da maioria das empresas. Porém, aplicar esses conceitos e, principalmente, colher os resultados provenientes dessas práticas não é tão simples.

    Isso significa que fazer parte da transformação digital é complicado demais ou inalcançável? Não mesmo! Mas é preciso sim investir recursos, tempo e energia.

    Alguns pontos fazem parte desse desafio e precisam ser levados em consideração:

    1. Clareza nos objetivos

    Já parou para pensar por que você quer levar a transformação digital para a sua empresa? Isso tem a ver apenas com as tendências de mercado ou você já olhou “para dentro” e entendeu as necessidades e encaixes dessa proposta com a sua empresa e com o que ela entrega para os clientes?

    Antes de começar a falar sobre transformação digital, você precisa entender aonde quer chegar e que tipo de dor quer resolver ou que experiência quer proporcionar. Se você não tiver isso muito claro, corre-se o risco de literalmente perder tempo. De pouco adianta implementar soluções de transformação digital se elas não forem relevantes e úteis.

    2. Cultura voltada para Transformação Digital

    Não basta uma empresa querer transformar as entregas ou a ponta final do processo em algo digital e automatizado se todo o restante da cultura organizacional não estiver preparado para isso. E você, como empreendedor e gestor, sabe bem como mudar ou criar uma cultura empresarial não é tarefa simples.

    Envolver um ponto como transformação digital significa mudar também a proposta de valor e entrega, a mentalidade e a capacitação das lideranças e equipes.

    O que nos leva diretamente para o próximo ponto de atenção:

    3. Capacitação das lideranças e equipes

    Outro ponto de atenção e cuidado necessário para ter a virada de chave para a transformação digital é trabalhar, antes, o público interno. São as pessoas que fazem com que a sua empresa funcione - e, se elas não estiverem alinhadas com a proposta de transformação digital, é certo que a mudança não vai funcionar.

    Um estudo realizado pelo Everest Group, um dos líderes globais em pesquisa de BPO, afirma que 58% das empresas apontam que resistência à mudança é um dos principais obstáculos para que as empresas consigam tornar a inovação digital uma realidade.

    Ainda segundo o Digital Services State of the Market Report 2021: Fostering Value Through Rearchitecting Change Management, para alcançar resultados oportunos e pretendidos, as empresas devem percorrer uma jornada paralela à da tecnologia, abrangendo pessoas, processos, cultura e estrutura com o objetivo de gerenciar as mudanças trazidas pela transformação digital de forma eficaz.

    Afinal, se nem o seu público interno compra a ideia, como você vai entregá-la para o público final? É preciso contar com as lideranças como facilitadores dessa mudança e fornecer aos colaboradores capacitação para tal. Além disso, oferecer como um benefício, algo que também trará crescimento e evolução profissional e não como uma demanda da empresa que precisa ser atendida e simplesmente adaptada. Pode ser preciso também contratar novos talentos aptos e qualificados, mas aprimorar as habilidades daqueles que já estão “em casa” é fundamental. Isso pode ocorrer por meio de investimentos em treinamentos e afins.

    De acordo com a pesquisa Narrowing the Talent Gap, do Project Management Institute em parceria com a PwC, promover uma cultura de aprendizado contínuo entre as equipes é uma das práticas que diferenciam empresas de alta performance – sendo que 72% das pioneiras em seus setores fazem isso, em comparação com 51% de todas as participantes.

    E essa também pode não ser tarefa simples. Entender qual o melhor caminho a seguir (ou seguir com os dois!) depende de análises.

    4. Foco no cliente

    Como já comentamos neste texto, um dos pilares de mudança da transformação digital é a experiência do cliente.

    Então, pensar em como as mudanças e inovações serão implementadas está diretamente relacionado com entender o porquê de realizar essas mudanças.

    Como a transformação digital vai melhorar ou atender melhor as necessidades do seu cliente? Quais são as utilidades dos serviços e produtos digitais para ele? Como isso irá ajudar a aproximar a sua empresa do seu cliente?

    E o foco no cliente não pode existir apenas na hora de traçar os objetivos. Os resultados precisam ser acompanhados durante todos os processos. Em meio a mudança da cultura de inovação e em cada nova ação, serviço ou ferramenta proposta é fundamental entender e testar a aplicabilidade e a melhoria contínua pensando com a cabeça do seu cliente não com o ponto de vista da empresa.

    Quando falamos em implementação digital, estamos falando também em testes reais, ciclos curtos de feedback, agilidade para correção e melhoria contínua nas entregas. Lembre-se, o foco deve ser a experiência do seu cliente.

    Como começar e quanto investir na transformação digital?

    Saber por onde começar é algo ainda muito incerto para a empresa em que você está inserido? Existem muitos fornecedores de tecnologia e empresas especializadas em consultoria de inovação que podem ser um caminho para iniciar.

    É preciso entender também que, quando se trata de transformação e produtos digitais, estamos lidando com projetos mutáveis, em constante construção e melhoria e que envolvem testes, experimentação e aprendizado. Nem sempre é possível prever resultados e orçamentos fixos para os projetos. Isso não significa trabalhar sem metodologia, sem perspectivas ou sem segurança. Mas significa entender que os projetos devem ser cíclicos e contínuos.

    O mundo continua mudando a cada segundo, a inovação não acaba. Se a sua empresa quer começar a trabalhar com transformação digital, ela nunca mais vai parar!

  • Leia também: Tipos de software: qual desenvolver para a sua empresa?
  • mkt_blog_banner_discovery_2.png

    Alan Braga
    Sales | Na área comercial há 15 anos, conectar pessoas e negócios é meu dia a dia e ser o elo da oportunidade com a realização é o que me que faz buscar que fazer sempre mais e melhor.