O que é employee experience e qual a sua importância no mundo corporativo?

Uma das grandes mudanças referente ao mundo do trabalho ocorreu após pesquisas apontarem que a motivação do colaborador pode estar relacionada ao sucesso da companhia. Nesse artigo destacamos o employee experience como um dos aliados ao sucesso da organização.
Thays Portela | 15 de março de 2023

O mercado de trabalho sofreu diversas alterações ao longo dos anos, envolvendo novas interpretações e significados, dentre elas, o employee experience. Antes o mercado de trabalho era definido como a ação do profissional vender o seu serviço e receber um determinado valor por aquele período trabalhado. Antes de 1990 pouco se falava sobre os sentimentos e a motivação de um colaborador.

Quando ocorreram estudos que concluíram que a produtividade, motivação e o engajamento de um colaborador poderiam influenciar no sucesso da companhia, as empresas passaram a estudar e criar estratégias para melhorar cada vez mais a experiência de seus colaboradores, o que proporcionou benefícios para o colaborador e para a organização.

O que é employee experience?

A partir de estudos relacionados ao comportamento organizacional, foi constatado que a entrega e os resultados no trabalho estariam ligados diretamente a qualidade de vida e as boas condições no trabalho, o que envolve o clima organizacional, a cultura e a forma da empresa realiza a gestão de pessoas.

Assim, promover boas condições de trabalho e cuidados com o funcionário passou a ter como consequência o sucesso dos negócios, e as boas condições de trabalho, que por sua vez, ressignificou o trabalho que antes era um “sacrifício” para algo bom.

Herb Kelleher (no livro comece pelo porquê - citado por Simon Sinek), descobriu que para alcançar o melhor de um profissional, é necessário criar um ambiente que permita com que os colaboradores sintam que a empresa se preocupa com os seus funcionários, pois isso aumentará a confiança, que é o elemento chave para qualquer tipo de relacionamento. A confiança permite que contemos uns com os outros, aumentando a probabilidade desses profissionais terem o sentimento de apoio, o que poderá ocasionar em comportamentos que beneficiem todo o grupo e por consequência, a companhia.

A partir desse novo olhar para o colaborador, surgiu o que chamamos de “Employee experience" ou “Experiência do colaborador”, sendo essa as reações emocionais, pensamentos, sentimentos e relacionamentos causados a um profissional a partir da sua relação com uma organização.

Sendo assim, há fortes indícios de que uma empresa que proporcione boas condições de trabalho terá profissionais mais engajados e motivados a entregarem os melhores resultados, promovendo então consequências positivas tanto para a empresa quanto para os seus profissionais, sendo que essas considerações devem estar alinhadas à boa performance do profissional.

Como o employee experience é aplicado nas empresas?

Algumas empresas voltam a experiência do colaborador para ações pontuais, como por exemplo, as ações de endomarketing (que são o conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno), bônus de fim de ano e/ou festas.

No entanto, ações pontuais podem até surtir o efeito desejado a curto prazo, mas não promovem uma boa experiência contínua aos colaboradores, por isso é importante valorizar mais do que somente essas ações, mas todo o dia a dia de trabalho dos profissionais, levando em conta o clima e cultura organizacional, relacionamento com liderança e time, bem como as boas condições de trabalho.

O que é cultura e clima organizacional?

A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de crenças, valores, regras e normas que são compartilhados pelos membros da organização, que caracterizam o “DNA” e/ou a identidade da empresa, formando então a cultura organizacional. A partir da cultura é possível avaliar os comportamentos, individuais e coletivos, considerados adequados para o sucesso dessa organização, por isso a cultura organizacional é o que diferencia uma empresa das demais.

O clima organizacional por sua vez, tem um conceito mais flexível, pois se refere às consequências das interações internas, ou seja, está relacionado a forma como os colaboradores enxergam a empresa e o seu trabalho. Por isso, o clima é resultado das relações que ocorrem dentro da organização e dependendo do momento, poderá impactar os colaboradores de forma positiva ou negativa, por isso podemos considerar o clima organizacional como um aspecto dentro da cultura organizacional.

Quando citei acima sobre ações pontuais para motivação dos colaboradores, estamos atuando no clima, que dependendo da ação e do objetivo da empresa, estamos reforçando os valores culturais da companhia, relacionando diretamente com a experiência que o colaborador terá a partir dessa ação. Por isso, a cultura, o clima e a experiência do colaborador são características de uma organização que sempre estarão relacionadas.

Quando um profissional se candidata a uma vaga em uma determinada companhia, é importante levar em consideração a cultura daquela empresa, visto que para que ele tenha uma boa experiência, caso venha assumir alguma posição nessa organização, os seus valores e crenças precisam estar alinhados a essa cultura, por isso pesquisar sobre a empresa, ler sobre essa companhia e realizar perguntas estratégicas no processo seletivo, são algumas dicas de como entender a cultura e o clima e por consequência avaliar se essa experiência fará sentido ou não para esse profissional.

Por isso a empresa precisa reforçar sua cultura mesmo quando essa já está bem estabelecida, pois os colaboradores precisam sentir que fazem parte e compartilham da mesma cultura, isso os manterão motivados e engajados a alcançarem o mesmo objetivo.

Por que o employee experience importa?

Já vimos que o employee experience, quando bem aplicado, e quando a cultura está alinhada com os valores dos funcionários, podemos observar benefícios para o colaborador e também para a companhia, sendo assim essa experiência é duplamente importante.

Quando a empresa valoriza a boa experiência e oferece boas condições, o colaborador passa a ter uma extensão de sua vida pessoal no trabalho, pois ele é visto muito além do âmbito profissional. Além disso, ele terá um espaço aberto para suas ideias, podendo desenvolver habilidades técnicas e também comportamentais, a consequência será maior engajamento e motivação, podendo melhorar aspectos como autoestima, gestão do tempo e produtividade.

Para a empresa, um colaborador motivado e engajado poderá diminuir as taxas de turnover (pedidos de demissão), absenteísmo (faltas ao trabalho), e aumentar as taxas de retenção de talentos. É importante considerar também que um colaborador satisfeito em seu ambiente de trabalho irá atender o cliente com melhor qualidade, aumentando também a satisfação desses e por consequência poderá melhorar os resultados da empresa.

Outro ponto importante para a empresa é que quando os colaboradores trabalham com motivação, tendem a falar sobre isso mesmo quando não estão inseridos no contexto de trabalho, promovendo assim, a marca da empresa.

Como fazemos isso na ateliware?

Na ateliware temos como motivação fazer parte do negócio do cliente e poder desenvolver juntos o produto digital ideal, ou seja somos movidos por entregar excelência e otimizar a vida dos nossos clientes através dos nosso produtos, por isso tudo que fazemos e construímos é movido por esse propósito. Sabemos, que para isso precisamos olhar primeiro para os “nossos clientes internos” que fazem as coisas acontecerem.

Temos a consciência de que proporcionando um bom ambiente de trabalho e se estivermos alinhados no objetivo da entrega excelente, teremos ótimos resultados. Para isso, temos em nossa cultura a abertura ao feedback para todos da empresa, pois sabemos que os feedbacks poderão abrir portas de melhorias constantes, esses feedbacks ocorrem em formato de troca onde o principal objetivo é ouvir os colaboradores, entendê-los e traçarmos juntos os objetivos que nos farão chegar às nossas metas.

Além disso, valorizamos muito o aprendizado e somos dinâmicos, por isso buscamos profissionais que estejam buscando evoluções pessoais e profissionais, pois isso com certeza estará de acordo com a nossa cultura e valores. Antes de tudo, valorizamos o ser humano e tentamos proporcionar uma boa experiência para todos que passam pelo nosso caminho, desde os candidatos nos processos seletivos até um profissional que encerra o seu ciclo em nossos projetos.

E você?! Acredita que nossa cultura e nossos valores podem te impulsionar a fazer com propósito e excelência?! Se sim, se inscreva em nossas vagas ou em nosso banco de talentos e vem fazer parte do #teamateliware.

Thays Portela
Psicóloga, atuando no time de People da ateliware, movida a unir profissionais e propósitos e trabalhar em prol de um ambiente de trabalho que seja capaz de despertar o melhor das pessoas.