FAQ Flutter: Conhecimentos para uma escolha inteligente

Entenda o que é o flutter, as vantagens, ferramentas, empresas que utilizam e quando não usar.
Roger M. Brusamarello | 13 de dezembro de 2022

O que é Flutter

Flutter é uma ferramenta de desenvolvimento de interface de usuário de código aberto, criado pela empresa Google em 2015.

A ferramenta possibilita o desenvolvimento para múltiplas plataformas como o Android, iOS, Windows, Linux, MacOS e Web.

Quais as vantagens do Flutter

Como o Flutter possui uma facilidade para os desenvolvedores conseguirem aprender, uma das vantagens também seria o baixo custo na hora da criação do projeto.

O maior benefício do desenvolvimento com o Flutter é sem dúvidas a simplicidade de código e a versatilidade de poder apenas ter um código para executar em diversos dispositivos diferentes.

Linguagem de programação

A linguagem de programação base do Flutter foi criada pelo próprio Google, bem próxima ao Javascript e se chama Dart. Contém um poderoso arsenal de funcionalidades de orientação a objetos que compõe a característica de acessar e modificar campos de dados do objeto no qual estão associados.

Dart é versátil porque consegue rodar em plataformas front-end, mobile, e back-end. Então é possível utilizá-lo em qualquer cenário. Não ficando preso a somente desenvolvimento mobile.

Framework

Flutter possui o sistema de JIT Just In Time, o que significa que ao salvar um arquivo ou fazer alguma modificação, o projeto é recarregado contendo a nova funcionalidade ou alteração. Uma das ferramentas que o framework disponibiliza para manter a integridade do seu código e melhora de performance é o Dart Dev Tools. Com essa ferramenta é possível monitorar o uso de memória, network, inspeção de elementos, e a performance do seu app.

Interface - UI

O Google fornece suporte de renderização de baixo nível usando a biblioteca de gráficos 2D, de nome Skia. Com esse poder é possível desenvolver qualquer coisa na tela, pois o desenvolvedor tem total controle dos pixels e possui infinitas animações.

Todos componentes para desenvolvimentos de Interface são chamados de widgets. Os widgets são os “blocos” de construção, como um lego ou quebra-cabeça, que são encaixados para montar as telas de um aplicativo.

O Flutter já proporciona milhares de widgets para construção de telas. Como, por exemplo, Containers, Textos, Páginas, AppBar, BottomBar, Ícones, Colunas, Linhas, Campos de textos entre outros. Mas caso você precise fazer algo que não tenha nenhum componente que se encaixe, não se preocupe, você pode criar seus próprios widgets da maneira que precisar.

No exemplo abaixo, apresenta-se um código e uma tela que possui uma appbar e um botão.

Captura de Tela 2022-12-13 às 15.26.53.png

Neste exemplo nota-se a questão dos Widgets. Ao lado esquerdo é possível visualizar o código desenvolvido e ao lado direito o resultado em tela deste código. Todos os códigos na cor azul são componentes prontos que o Flutter disponibiliza para poder desenvolver a Interface.

Estados de variáveis

Existem dois tipos de estados no Flutter, Stateless e o Stateful.

Stateful é um widget onde possui atualização de tela, ou seja, se você alterar um valor de alguma variável isso fará a tela ser renderizada novamente e mostrar o novo valor. Este tipo de estado é utilizado em componentes e telas para mostrar atualizações na interface, como cálculos, troca de cores entre outras coisas que necessitam mostrar a diferença na tela do usuário.

Stateless é um widget que não possui atualização de estado. Isso significa que é um componente estático, normalmente utilizado em componentes simples onde não precisam ficar atualizando a tela.

Ferramentas de desenvolvimento

Essa ferramenta poderosa possui alguns requisitos que o desenvolvedor precisa ter acesso para iniciar o seu trabalho. São eles:

  • Flutter SDK: o kit para poder ter a linguagem instalada e os componentes.
  • Android Studio ou xCode: Ferramentas para gerar (build) o aplicativo de teste e o final.
  • IDE 's: Programa para programar o seu aplicativo. Normalmente usado o Visual Studio Code e o Android Studio.
  • Emulador: Último, mas totalmente necessário para você poder visualizar o seu aplicativo enquanto programa.

Leia também: Gerenciamento de Estado em Flutter e algumas soluções

Empresas usando Flutter

Várias empresas de grande e médio porte estão utilizando essa tecnologia para seus Apps.

Captura de Tela 2022-12-13 às 15.38.22.png

A imagem acima mostra algumas de grandes empresas, porém está presente em projetos de variados tamanhos, como MVPs e muitos projetos que estão por aí no mundo.

Qual a popularidade entre os desenvolvedores

Está bastante aquecida a comunidade de desenvolvedores do Flutter, pois a Google está incentivando bastante e ouvindo as opiniões dos desenvolvedores e sempre atualizando para ter maior compatibilidade e melhorias. Muitas pessoas estão criando vários pacotes para melhorar ainda mais o desenvolvimento de aplicativos.

De acordo com o StackOverflow o crescimento da linguagem está em ascensão, como pode ser observado no gráfico de perguntas postadas na plataforma, apresentado a seguir.

Captura de Tela 2022-12-13 às 15.41.59.png

Fonte: Stack Overflow, 2022.

Quando não é a melhor opção?

Não é muito indicado para sistemas web e desktop pelo fato de estarem ainda bem no início dos testes e ainda não é recomendado subir produção sistemas dessas plataformas. Também não é a melhor opção quando se tem muita comunicação com hardware assim tendo que baixar o nível e programar na linguagem nativa da plataforma.

Roger M. Brusamarello
Desenvolvedor focado em mobile, sempre pensando em como resolver o problema sem muito pensar em uma tecnologia única, abraço projetos externos como se fosse meu e com foco total na qualidade.
1 2 3 24