Após mais de um ano do surgimento da pandemia causada pela Covid-19, as empresas foram impulsionadas por novos modelos de concorrência e precisaram encontrar formas mais eficientes de alavancar seus negócios para continuarem operando. A Transformação Digital, e a produção de softwares customizados, foi, de maneira imediata, a solução para muitas corporações manterem o ritmo.
Uma pesquisa realizada pela The Economist Intelligence, a pedido da Microsoft, mostra que a pandemia acelerou a Transformação Digital em 72% das empresas. Dentre outras soluções, elas implementaram soluções como computação em nuvem, inteligência artificial, machine learning e internet das coisas, apontadas como ferramentas essenciais para este momento.
Diante disso, a Transformação Digital aliada à digitalização é o melhor caminho para que empresas continuem a existir e a prosperar em seus negócios. A cultura digital nos cerca. Ela está aí para facilitar nossa vida pessoal e profissional, além de ter um impacto direto nos processos e resultados das companhias. Não existe segmento de mercado que consiga fugir. A digitalização dos negócios, a automatização de processos e a inovação digital não são mais um diferencial, mas uma necessidade.
Por muito tempo, a melhor opção para as empresas que buscavam se digitalizar era a contratação de softwares de prateleira, ou seja, soluções prontas, produzidas de maneira genérica, uniforme e em larga escala, que atendiam boa parte das demandas de forma eficiente.
Hoje o contexto é outro. Saímos da Era da Produção e entramos na Era da Personalização. Eficiência é o básico. O que diferencia uma empresa e a torna mais competitiva é a sua capacidade de adaptação às mudanças do mercado e às necessidades dos consumidores. Por isso a demanda por soluções digitais customizadas cresceu tanto. Com elas, uma empresa pode desenvolver um produto alinhado às expectativas de seus clientes, assim como atender a questões internas com mais agilidade e autonomia.
Em outras palavras, a grande vantagem de um software customizado é a obtenção de uma solução pensada e construída 100% alinhada às especificidades do negócio. Atualmente, temos um número infinitamente maior de ferramentas e tecnologias para que se possa customizar um produto digital com excelência, isso dentro de um processo bem estruturado, seguro, eficiente e viável financeiramente.
Manoel Souza, co-fundador e CEO da ateliware, empresa de desenvolvimento de softwares handmade, cita três bons motivos para uma empresa apostar na implementação de softwares customizados:
Cada vez mais vemos notícias de produtos e serviços criando e gerando plataformas digitais com foco na experiência dos seus clientes. Isso porque as expectativas dos consumidores crescem cada vez mais a um ritmo acelerado, e a única maneira de acompanhar o movimento é por meio da oferta de experiências inesquecíveis.
Desenvolver um softwares customizado traz benefícios positivos e se torna fundamental para a diferenciação da marca, assim como para se evitar o risco de oferta de uma experiência digital comoditizada, com pouco valor agregado.
Um software customizado se adequa a necessidades, processos e regras do negócio, não o contrário. Todos os aspectos que tornam seu negócio único são levados em consideração. Com a customização, é também possível dar vazão à criatividade e chegar às melhores soluções.
Além disso, garantir a segurança digital do negócio é essencial, e um software desenvolvido exclusivamente para uma empresa atende a todos os pontos sensíveis com excelência. Dessa maneira, ela terá a garantia de que suas informações e dados estão seguros e em sua posse, não de terceiros.
Possuir uma tecnologia proprietária e não depender de terceiros é uma grande vantagem, pois isso possibilita à empresa ter o controle total do funcionamento da ferramenta. Com isso, a companhia ganha agilidade e flexibilidade, pois poderá adaptar a solução e aprimorá-la sempre que necessário.
É muito comum que, mesmo que uma empresa esteja utilizando um software há algum tempo, ela se depare com novas necessidades e novas demandas. Diante disso, realizar mudanças e adaptações em um software sob demanda e proprietário é muito mais fácil do que em um sistema de prateleira, onde muitas vezes as opções de customização são limitadas.
Artigo publicado originalmente em 05/08/2021 no Jornal Empresas & Negócios.