Até 2019, a FAEL utilizava um sistema de prateleira para aplicar mais de meio milhão de provas por ano em seus mais de 100 mil alunos. Como o volume de dados coletados, processados e armazenados pelo software era bastante alto e crescia a cada ano, o sistema começou a apresentar problemas de estabilidade devido à baixa escalabilidade. Em meio a uma rodada de aplicação de provas, uma situação emergencial aconteceu. O programa utilizado pela FAEL apresentou instabilidades, o que poderia inviabilizar as avaliações dos alunos.
Na época, a ateliware já era uma parceira de tecnologia e de negócios da FAEL, pois estávamos trabalhando em um novo produto, o Portal do Aluno.
Foi aí que a instituição nos perguntou: “vocês podem nos ajudar a resolver esta emergência?”
Como nós adoramos desafios, claro que a nossa resposta foi SIM!
Em apenas 5 dias, de muito trabalho árduo e dedicação, cocriamos o desenvolvimento o MVP do FireQuiz, um novo sistema de provas que, logo na implementação, realizou mais de 100 mil avaliações em cerca de 2 meses.
Para construir este MVP, reunimos 3 desenvolvedores da ateliware e 3 desenvolvedores da FAEL, pois entendemos que trabalhar em conjunto com nossos clientes resulta na melhor solução a curto e a longo prazo.
Ah, e caso você não saiba, um MVP é a versão Mínima Viável de um Produto. No caso de um software, é um programa funcional que opera com os recursos mais básicos e importantes.
A primeira versão que fizemos do FireQuiz já evoluiu muito e continua recebendo atualizações do time da FAEL. Hoje, se tornou uma solução de uso permanente, englobando 7 processos e realizando mais de 600 atividades avaliativas todos os meses. E o melhor de tudo: apresentando uma baixíssima taxa de indisponibilidade, pois a escalabilidade do produto digital foi pensada desde o MVP.
Para que você possa conhecer um pouco mais este desafio, fizemos uma entrevista estilo pingue-pongue com Isis Marcelino, diretora de desenvolvimento de software da FAEL. Confira:
Isis: Uma solução customizada permite atender os níveis mais básicos de requisitos e comportamentos, com custo e performance adequados à realidade do seu negócio.
Vários sistemas de prateleira executam provas, mas nenhum na metodologia que a FAEL executa, com o calendário desejado, com a performance necessária e com o melhor custo.
Isis: Quando um problema afeta um dos principais processos da empresa, o retorno do investimento ocorre imediatamente após a implantação porque você volta a entregar o que você vende!
Isis: Já havíamos criados MVP’s mais complexos, mas esse foi o único que realmente iniciou pelo mínimo viável, sendo assertivo e rápido.
Isis: Entregar um MVP em 5 dias envolve expectativa, dúvidas, inseguranças e muitas decisões, principalmente sobre as escolhas do que iria compor este MVP. Contar com a ateliware foi uma ótima experiência porque, em pouco dias, resolvemos o que mais precisávamos e mesmo assim colhemos benefícios e melhorias, avaliando nosso conceito antes de partir para o produto completo.
Isis Marcelino Com mais de 15 anos dedicados a cargos de liderança, Isis Marcelino é a atual Diretora de Desenvolvimento de Software da FAEL. Durante a carreira focada em tecnologia, Isis já atuou ao lado de outros Grupos Educacionais e Indústrias, buscando inovação e soluções estratégicas para os negócios.
FAEL Há mais de 20 anos, a FAEL leva educação para milhares de pessoas em todo o Brasil. Atualmente, a instituição possui mais de 650 polos em todo país, que atendem mais de 100.000 alunos. A FAEL é a primeira instituição 100% EAD no Brasil e tem a inovação em seu DNA.